
Trata-se da ilusão que as pessoas sofrem quando estão, nem que seja minimamente, interessadas em alguém.
Síntese
A Laura está interessada no Miguel.
É no entanto um pouco irrelevante se o tipo de relação entre eles é platónica/utópica, inexistente ou dentro dos parâmetros de uma amizade.
Mas podemos dizer que a história se baseia em uma de duas alíneas…
......a) Laura e Miguel são amigos/conhecidos. (se há muito ou pouco tempo não interessa)
......b) Laura e Miguel curtiram. (se foi um encontro casual ou se já se conheciam… não interessa)
Vamos então pôr o exemplo de que Laura está com Miguel entre amigos… numa sala, numa ida ao cinema, num restaurante ou numa discoteca.
Cada movimento que Miguel fizer será interpretado por Laura; o que não pressupõe que seja interpretado correctamente. O facto de Laura gostar de Miguel torna-se então um empecilho e uma ferramenta subjectiva para interpretar tudo o que Miguel faz.
Miguel sorri a todas as amigas, mas no momento em que sorri para Laura, ela vai pensar que é especial.
Miguel abraça toda a gente, mas no momento em que abraça Laura, ela vai pensar que é especial.
Miguel oferece flores a todas as amigas e talvez até aos amigos, mas no momento em que oferece a Laura, ela vai pensar que é especial.
Miguel responde às mensagens rapidamente, mas quando é a Laura a recebe-las… acho que já entenderam.
Highlight
Laura interpreta tudo o que Miguel faz ou deixa por fazer como um indicador de que está interessado nela… a verdade é que nesta história Miguel não está.
Esta situação acontece tanto com a Laura perante o Miguel como o Miguel perante a Laura… só porque a Laura mexe no cabelo a falar com o Miguel ou lhe responde educadamente, não quer dizer que esteja necessariamente a tentar ter alguma coisa com ele.
Esta teoria poderia ser considerada universal… toda a gente já interpretou mal um sinal ou outro... mas o que tentámos imaginar ao escrevê-la foi que existem pessoas que a levam ao extremo.
A partir de um simples olhar, toque de mãos, gesto, etc. essas pessoas criam toda uma história inverosímil e portanto impossível... logo também dolorosa tanto para o Miguel como para a Laura, porque existe sempre o cenário de a Laura estar tão cega com as próprias opiniões que só se apercebe quando Miguel arranja uma namorada. (e vice-versa...)
Sem comentários:
Enviar um comentário